domingo, 3 de fevereiro de 2013

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO MELHOR.


Comer é compulsão, o que de forma invariável leva ao sobrepeso, com todos os seus malefícios: cardiopatias, AVC, osteoartroses, insuficiências cardíaca, renal, hepática e por ai vai...
Os animais silvestres não são obesos. Só desenvolvem a obesidade quando em cativeiro, o seu instinto o deixa comer o necessário.
A nossa massa cinzenta, é que nos determina a gula, compulsão, comer fora de hora e com exagero.
A cirurgia bariátrica (redução, derivação intestinal) são ainda experimentais ‘in annima nobile’, com muito fracasso na maioria dos casos, pois o problema esta na cabeça, no cérebro, não no estomago. Acreditamos numa psicanálise séria, por profissional médico com experiência psiquiátrica no assunto.
O autocontrole tanto na alimentação, fumo, álcool, é extremamente difícil. Padece o paciente e sofre o médico.
O hábito inicia-se na infância, excesso de oferta, reparação, suborno, faça isto que ganha um chocolate; pare de chorar que vai tomar sorvete no shopping...
Na infância e adolescência os hábitos saudáveis, bem orientados, também são importantes. Mas há, e aí muito cuidado, a influencia dos colegas, amigos, que muitas e muitas vezes desvirtuam os passos tão bem ensinados pelos pais.
Alimentar-se de pouca carne e bastante vegetais corre-se o risco dos agrotóxicos.
Ingerir venenos motivados por dieta, de forma involuntária.
Os Embutidos e alimentos em conservas, refrigerantes, contêm excesso de conservantes, sal e formol...
O bom senso, pequenas quantidades, e sempre sair com fome da mesa. Fácil de dizer, difícil de seguir.

Alimentação é hábito, vício incorrigível na sociedade atual.
O desjejum, refeição mais importante do dia, seguido de um almoço leve e de um jantar com poucas frutas (sei que a noite é longa).
Nós e nosso povo costumamos comer errado. O habito de jantar, se empanturrar de comidas a noite, lá vem refluxo, azia, pesadelos, noites mau dormidas de estomago cheio. O jantar fora puxa um whisky ou vinho, ate cerveja ou refrigerante. Calorias desnecessárias.
Comer zero a noite é o ideal.
As festas, casamentos, comemorações etc, etc é tudo a noite.
Buffets magníficos, de fino paladar, comer ou beber, os dois não combinam... O álcool inibe o movimento (peristaltismo) intestinal, a comida fica parada fermentando, haja dor de cabeça dia seguinte.
Se alimentar um pouco antes, e meter bronca no scotch com muita água, não adianta, dia seguinte aquela sensação de morte iminente, pressão alta, ressaca moral ( a pior de todas ), e outros azedumes do excesso do álcool.
Nossa sociedade vive de comer e beber exageradamente, onde chegamos a oferta de petiscos e bebidas nos tira do sério.
Torna-se difícil resistir, verdadeiro ato de coragem e de fé. Hoje mais difícil ainda é você reunir alguns amigos sem bebidas alcoólicas, é quase que impossível, e manter um papo por algumas horas nem imagine sem álcool.
Males da boa educação, em oferecer comida e bebidas.
A balança esta lá, seu fiel escudeiro.
Mais importante é medir a cintura, homens abaixo de 90cm, mulheres abaixo de 70cm.

Dr. Paulo Negreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário