domingo, 13 de janeiro de 2013

VOCÊ, SEU EMPREGO E AS REDES SOCIAIS.


Boa parcela dos jovens rodolfenses possui página pessoal em redes sociais como Facebook e Twitter. A forma de utilizá-las é que varia de pessoa para pessoa. Existem aqueles que acordam e já dão bom dia, e aqueles que apenas acompanham o que os outros comentam e noticiam. Existem os que postam fotos de tudo o que fazem durante o dia, e os que nem na foto de perfil revelam sua identidade. De um extremo ao outro, muito cuidado com o que é escrito e postado.
Uma nova pesquisa realizada com gerentes de Recursos Humanos dos EUA e Reino Unido revelou que o comportamento dos candidatos nas redes sociais tornou-se um importante critério de avaliação para os recrutadores durante o processo seletivo para contratação de pessoal.
60% dos jovens entre 18 e 25 anos que participaram da pesquisa da AVG Technologies afirmaram nunca ter revisado seus perfis online antes de procurar emprego. Por outro lado, 90% dos profissionais de recursos humanos consultados revelaram pesquisar os perfis dos candidatos nas redes sociais. 
Fotos de nudez, comportamento agressivo e críticas ao trabalho anterior reduzem a chance de convocar para uma entrevista. “Atualmente, o conteúdo on-line de um candidato é equivalente a uma primeira entrevista, em que a empresa tem suas primeiras impressões. Essa pesquisa reforça que nossa identidade digital pode ser tão importante quanto o currículo em algumas situações”, disse Tony Anscombe, embaixador mundial da AVG.
Mesmo existindo quem discorde desta visão, defendendo que pesquisar o perfil dos candidatos utilizando-se da rede social para uma prévia análise é acabar, meio que indiretamente, com o ritmo descontraído das redes sociais, não podemos fugir da importância que hoje é dada para a versão virtual dos candidatos a emprego, e o que nasceu e cresceu para ser descolado, suave, vai está começando a ser levado a sério demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário